By Felipe Aguiar on Sábado, 13 Janeiro 2024
Posted in Psicologia
Replies 2
Likes 1
Views 306
Votes 0
Desde o final do ano eu venho sentindo muita tristesa e to meio pra baixo. Não quero ficar parecendo fraco mas isso está mexendo bastante comiog. A terapia pode me ajudar com isso e como posso escolher um psicólogo ou psicológa pra isso?
A terapia pode sim te ajudar com isso. Ao falar sobre seus sentimentos e momentos da rotina em que você tem sentido isso, você poderá perceber a situação por um lado que não havia percebido antes. O psicólogo ajuda nesse processo porque a escuta é feita sem julgamentos, não existe uma relação de expectativas entre você e o profissional. Além do mais, temos técnicas de perguntar e falar sobre o que percebemos nas suas falas e posturas que te ajudam a perceber você mesmo melhor. Com o tempo você vai entendendo o que te deixa triste e como lidar com isso melhor.

Para escolher alguém que te ajude procure saber sobre a pessoa que ele ou ela é de acordo com as informações disponíveis. E então se pergunte se você se sentiria confortável de conversar com essa pessoa e se acha que ela poderia te entender. Se a resposta for sim então você pode começar o processo e com o tempo ver se essa confiança cresce. É impossível ter totalmente certeza antes de tentar então o importante é começar.
·
3 months ago
·
1 Likes
·
0 Votes
·
0 Comments
·
#56
O processo psicoterapêutico pode te auxiliar a fortalecer estratégias de enfrentamento à situações que ocasionam tristeza.

Devemos notar que, parte do processo de estar vivo, é nos frustrarmos com situações que fogem ao nosso controle, tendo que refazer expectativas, planos e recalcular nossa esperança. Isso gera um sofrimento que, por muitas vezes, ainda não estamos preparados para enfrentar. Contudo, compreender que a tristeza, assim como todos os outros sentimentos existentes, faz parte de estar vivo, nos possibilita olhar para ela de forma acolhedora. Ao acolher o sentimento de tristeza, podemos significá-lo e ressignificá-lo, construindo coisas positivas a partir destes momentos de frustração.

Infelizmente, por conta da maneira que nos organizamos socialmente, muitas vezes as frustrações superam a quantidade de momentos de conquista, e nos soterramos no sentimento ocasionado por elas. Assim, se valer de um processo psicoterapêutico pode ser um bom caminho para dar uma pausa na correria do dia-a-dia e dedicar um tempo a acolher as frustrações, e se psicoeducar em maneiras de atravessá-las e construir coisas positivas a partir dela.

Desta forma, entendemos que a psicoterapia é uma ferramenta essencial no atravessamento do sentimento de tristeza, não só no sentido de superá-la, mas também no sentido de transformá-la.
·
1 week ago
·
1 Likes
·
0 Votes
·
0 Comments
·
#57
View Full Post